CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Integrantes do Centro Espacial Alemão visitam DCTA

Encontro fortalece relações no segmento espacial entre Brasil e Alemanha
Publicada em: 17/08/2023 07:53
Imprimir
Fonte: IAE, por Aspirante Rebeka Falcão
Edição: Agência Força Aérea

O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) recebeu, por meio do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), membros do Centro Espacial Alemão (DLR), organização que atua em atividades de pesquisa e desenvolvimento nas áreas de aeronáutica, espaço, energia, transportes, segurança e digitalização. O encontro foi realizado no início de agosto.

Na oportunidade, o Diretor do German Space Operations Center (GSOC), Professor Doutor Felix Huber; o Diretor da Mobile Raketenbasis (MORABA), Doutor Rainer Kirchhartz; e o Gerente de Lançamento, Alexander Marcel Kallenbach - todos da equipe DLR - foram recebidos pelo Diretor do IAE, Brigadeiro do Ar Frederico Casarino, para uma agenda de reuniões acerca de finalização de contratos e planejamento para futuros projetos. O desenvolvimento do VS-50, motor principal do Veículo Lançador de Microssatélites (VLM), foi um dos pontos levantados no encontro, além do contrato para o fornecimento de motores dos foguetes VSB-30 e VSB-31.

Para o Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, essa cooperação é de suma relevância, pois visa mitigar riscos e dividir os custos, além de fortalecer a capacidade autônoma do Brasil em realizar lançamentos de veículos com o objetivo de colocar satélites em órbita.

Para o Brigadeiro Casarino, a relação entre o Brasil e a Alemanha contribui diretamente para o avanço aeroespacial brasileiro, pois promove a cooperação em prol do desenvolvimento de sondas e veículos lançadores no país, apoiando a prestação futura de serviços nesta área, bem como a transferência de conhecimentos relacionados à tecnologia, o que capacita ainda mais a equipe técnica e a indústria nacional.

“A vinda da equipe do DLR, neste ano, teve como objetivo aprofundar e ampliar a colaboração entre os dois Institutos, gerando maior sinergia para a aceleração do Programa Espacial Brasileiro”, concluiu o Diretor do IAE.

Ciência e Desenvolvimento

Entre outras atividades, o DLR também atua com pesquisas espaciais e lançamento de foguetes, utilizando bases da União Europeia e o foguete suborbital VSB-30, desenvolvido pelo IAE, para atender ao Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE) no campo de experimentos em ambiente de microgravidade.

Devido à sua qualidade técnica, o VSB-30 despertou o interesse do DLR, destacando-se por suas características de baixa vibração e pelo fato de a repetibilidade da trajetória dos lançamentos ser mais precisa. É considerado pelos alemães como o melhor foguete suborbital do mundo, com motores totalmente desenvolvidos e produzidos no IAE. O DLR também participa como parceiro do Brasil no desenvolvimento de sistemas do VLM-1.

O Brasil mantém com a Alemanha, há mais de cinco décadas, um relacionamento voltado para o segmento espacial, tendo o IAE como principal integrante dessa parceria, que teve início com o Acordo Geral de Cooperação Sobre Ciência e Desenvolvimento Tecnológico, assinado na cidade alemã Bonn, no dia 09 de julho de 1969.

Fotos: Cabo J. Alves / DCTA, Acervo do IAE e Centro de Lançamento de Andøya